Programa Erasmus + em Itália

05-06-2018 10:57

Programa Erasmus +  em Itália

pelo Professor Mário Matos

Entre os dias 18 e 24 de fevereiro, realizou-se um intercâmbio escolar no Liceo Don Lourenzo Milani, na cidade de Nápoles. Este projeto, “We are all migrants of this world”, integra uma parceria estratégica no âmbito de uma ação do Programa Erasmus+, que envolve escolas de 5 países: Portugal, Polónia, Grécia, Espanha e Itália e tem como objetivos: compreender os fenómenos migratórios, promover a integração dos migrantes e a coexistência pacífica de diferentes culturas, promover a educação intercultural valorizando a compreensão, a tolerância e a amizade entre nações, grupos étnicos e religiosos e estimular a comunicação na língua inglesa, língua oficial do projeto.

Neste encontro participaram os professores Ângela Costa e Mário Matos, e as alunas Ana Moreira, Joana Silva, Lara Castro, Mariana Pinho e Renata Silva, das turmas A e C do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Os dias foram dedicados a apresentações de trabalhos previamente elaborados e as alunas portuguesas mostraram um vídeo muito divertido sobre a Escola Ferreira de Castro que impressionou os restantes parceiros. Todos os alunos apresentaram pinturas, textos e pequenos vídeos e powerpoints que permitiram debater assuntos relacionados com as migrações e as diferenças culturais, analisar os impactos das culturas dos migrantes nas sociedades que os acolhem e comparar as formas de acolhimento dos migrantes nos vários países que constituem a parceria. As alunas portuguesas apresentaram uma versão da música de Pedro Abrunhosa e do Camané “Para os Braços da Minha Mãe”, que se tornou num momento bastante emotivo deste encontro. Outra atividade foi a visita do responsável do Centro de Refugiados de Nápoles, que falou das regras e legislação vigentes para os refugiados.

Os alunos visitaram o Campus Universitário Federico II e em particular a  iOS Developer Academy , uma parceria inovadora  com a Apple que integra alunos de todo o mundo. A visita ao Museu Nacional dos Caminhos de Ferro - Pietrarsa - foi muito interessante e terminou com uma atuação de canto lírico, acompanhada ao piano,  que a todos emocionou. Os participantes neste intercâmbio passearam pela cidade de Nápoles onde puderam visitar a Igreja de San Giovanni Battista, o Centro de Refugiados SPRAR, a San Gennaro´s Catacombs (um cemitério subterrâneo) e descobriram o centro histórico da cidade.

 

A visita a Pompeia, uma antiga cidade destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas deixando-a completamente sepultada, foi feita na companhia de uma guia fantástica que na sua “aula” de história, transportou alunos e professores para aqueles dias longínquos. Houve ainda a oportunidade de conhecer o Museu Nacional Arqueológico.

 Houve ainda lugar a uma calorosa receção na Câmara Municipal, com troca de lembranças e uma pequena palestra com vários representantes de entidades e serviços que se dedicam á inserção de jovens refugiados na sociedade napolitana.

Outro dos dias foi dedicado a conhecer os dois palácios reais de Carditello e San Leucio e as atividades económicas que lá se desenvolveram, no primeiro a agricultura e criação de cavalos e no segundo a produção de seda.

Apesar da muita chuva que perturbou o programa proporcionado pelos professores italianos, houve muitos momentos culturais e de diversão, durante os quais alunos e professores puderam usufruir da gastronomia italiana e do convívio com pessoas de outras nacionalidades, num clima de grande cooperação.

O aperfeiçoamento do domínio da língua inglesa foi um ponto forte do encontro, bem como a estadia em casa de famílias italianas e a oportunidade conhecer os seus hábitos e costumes.

O regresso a casa ficou marcado por uma calorosa receção no aeroporto por parte das famílias das alunas que participaram neste intercâmbio. Os professores agradecem o apoio e a confiança dos pais e dão os parabéns às alunas participantes porque representaram de forma exemplar a Escola Ferreira de Castro e o país.