Projeto Erasmos + em Espanha

05-06-2018 10:46

Projeto Erasmus +  em Espanha

pelo Professor Mário Matos

 

Entre os dias 3 e 9 de maio, realizou-se um intercâmbio escolar com I.E.S. Nuevo Scala, na cidade de Rute, província de Córdoba, na vizinha Espanha. Este foi o último encontro dum projeto intitulado “We are all migrants of this world”, numa parceria estratégica no âmbito de uma ação do Programa Erasmus+, que envolveu escolas de 5 países: Portugal, Polónia, Grécia, Espanha e Itália e teve como objetivos compreender os fenómenos migratórios, promover a integração dos migrantes e a coexistência pacífica de diferentes culturas, possibilitar a educação intercultural valorizando a compreensão, a tolerância e a amizade entre nações, grupos étnicos e religiosos e estimular a comunicação na língua inglesa, língua oficial do projeto.

Neste encontro participaram os professores Ângela Costa e Mário Matos, e as alunas Ana Correia, Carolina Machado, Diana Correia, Eduardo Tavares e Francisca Tavares, da turma A do décimo ano, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

O primeiro dia foi dedicado à apresentação dos trabalhos previamente elaborados, em que os alunos portugueses deram a conhecer a nossa região e escola através de vídeos e powerpoints que impressionaram os restantes parceiros. Todas as delegações partilharam textos e apresentação audiovisuais sobre a temática das migrações e diferenças culturais. Os alunos portugueses contaram uma história fictícia de sucesso de um português emigrante e uma entrevista que realizaram ao atleta Norte Americano da União Desportiva Oliveirense. Neste dia houve ainda a oportunidade de visitar Igrejas e Museus na cidade de Rute, destacando-se o Museu do Anis (produto muito representativo da região).

Nos restantes dias, os alunos visitaram Alhambra, que se localiza na cidade e município de Granada, comunidade autónoma da Andaluzia. Este rico complexo palaciano/fortaleza que foi residência e alojou a corte do monarca da Dinastia Nasrida tem como ponto principal de atração os interiores, cuja decoração está no cume da arte islâmica. Visitaram igualmente a Mesquita/Catedral de Còrdoba, um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã, pois a mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar em workshops pintura, música, dança, jornalismo e de línguas. Nestas tarefas os alunos estavam distribuídos por grupos heterógenos em relação ao país de origem, permitindo uma maior proximidade entre todos e a oportunidade de desenvolver a língua inglesa. No último dia, o resultado do seu empenho nas atividades proporcionou um agradável espetáculo a toda a comunidade de Rute, em especial para os alunos, professores e pais envolvidos no projeto.

Uma das últimas atividades proporcionadas aos alunos foi a descoberta de uma cidade próxima a Rute, através de um Peddy Paper, que em grupos de 5 elementos tinham de fotografar os pontos de interesse da cidade. Para além de permitir um conhecimento mais profundo a cidade, esta atividade permitiu aumentar ainda mais os laços de amizade entre todos, um dos principais objetivos do Projeto.

O programa proporcionado pelos professores espanhóis, permitiu muitos momentos culturais e de diversão, durante os quais alunos e professores puderam usufruir da gastronomia espanhola e do convívio com pessoas de outras nacionalidades, num clima de grande cooperação.

O aperfeiçoamento do domínio da língua inglesa foi um ponto forte do encontro, bem como a estadia em casa de famílias espanholas e a oportunidade de conhecer os seus hábitos e costumes.

Os professores agradecem o apoio e a confiança dos pais e dão os parabéns aos alunos participantes porque representaram de forma exemplar o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, a região e o país.